As construções modernas cada vez mais aderem ao famoso “conceito aberto”, que nada mais é que reunir diversos cômodos em um só espaço sem paredes para que se tenha uma visão ampla de todas as possíveis atividades.
Isso acontece pela mudança na forma de utilizar os espaços de uma casa. Por exemplo, a cozinha, que já foi considerada um setor de serviço nas moradias, hoje é palco para receber visitas. Cozinhar se tornou diversão e hobby e ninguém mais quer ficar isolado enquanto prepara os alimentos seja para a família ou para os amigos.
No entanto, ainda existe a necessidade de delimitar e demarcar onde começa uma utilização e termina a outra. Isso deve ser feito de maneira sutil, pois encontra-se tudo em um só espaço aberto. Contraditório, né? Então vou te ajudar a resolver isso, mostrando algumas sugestões de como fazer essas divisões sem o bloqueio que a parede impõe.
Cogobó
A primeira vez que ouvi esse nome já gostei. Achei sonoro e divertido. Os cogobós são encontrados em diversos modelos, materiais e estilos e podem ser instalados sem muita complicação.
Jardim Vertical
Em ambientes com muita luz natural é possível fazer essa divisão utilizando um jardim vertical, que pode ser feito bem no estilo e tamanho que você precisar. É importante pesquisar os tipos de plantas mais indicadas para esse uso.
Se for uma divisão para a cozinha, pode usar para plantar temperos e tê-los sempre fresquinhos e ao alcance das mãos.
Biombo
Biombos são uma opção muito bacana principalmente em quartos amplos, onde pode-se utilizá-lo para delimitar o espaço do closet, uma área para penteadeira e até mesmo uma área para uma banheira, se for uma suíte completona.
Também é encontrado em muitos modelos e materiais podendo ser adaptado em diversos estilos de decoração e até o momento é a única opção móvel de divisão.
Divisão em Vidro
As divisões em vidro precisam ser fixadas, assim como o cogobó e o jardim vertical, mencionados anteriormente. Possuem um apelo mais contemporâneo e não vão combinar muito dependendo do seu estilo de decor.
Pode ser utilizado com vários tipos de trabalhos no vidro como: jateado, canelado, martelado e etc. Também tem a disponibilidade de vidros coloridos, pintura e aplicações adesivas. O tipo de esquadria utilizado também tem uma grande variedade.
Cabos
Estão super em alta e têm um apelo decorativo muito forte, podendo se tornar o foco em sua decoração. Pode ser feito em materiais como: aço, corda ou bambu e além da divisão de ambientes, vem sendo muito utilizado em escadas.
Cortinas e Persianas
É uma das formas mais tradicionais de se dividir um ambiente e também possui uma vasta gama de estilos e materiais. O manter fechado ou aberto e a possibilidade do uso de tecidos, faz dessa uma opção ótima para quem reside em estúdios, onde o dormitório fica integrado a área social. O tecido dá maior aconchego e privacidade para quem vai receber uma visita e não quer expor a intimidade do seu “quarto”.
Divisões não verticais
Para demarcar apenas, sem limitações verticais, você pode optar por usar pisos diferentes para fazer essa transição, o próprio mobiliário, cor das paredes, tapetes e muitos outros recursos. Tudo vai da sua criatividade e inspiração para isso.
A combinação sofá+aparador faz muito bem a função de dividir a sala de estar e a de jantar, assim como um balcão e uma mudança de tipos de piso demarca a cozinha e a sala.
Encerro por aqui. E esse texto, te inspirou? Estão fervendo ideias para trabalhar nesse projeto constante chamado lar? Que bom! Caso tenha alguma sugestão de tema, entre em contato!
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar. Seu comentário passará por um moderador. Aguarde.