Muitas dúvidas podem surgir na hora de escolher a melhor tinta para pintar seu imóvel. As opções são muitas e algumas vezes a orientação do vendedor não basta para uma escolha acertada. No texto desta semana, vou tentar lhe ajudar a clarear as ideias sobre o assunto.
Existem diferentes tipos de composição química, tintas para interior, exterior, anti-mofo, específica para pisos. Enfim, a seguir, vou explicar um pouco sobre os 6 tipos que mais uso e suas aplicações.
1 – Tinta Acrílica
Solúvel em água e tem secagem rápida. Boa para áreas úmidas, pois dá acabamento impermeável. Uma boa escolha para pintura de banheiros, por exemplo. Ela dá uma boa cobertura, não necessitando muitas demãos. Devido à composição, tem cheiro forte (resina acrílica). É encontrada em três tipos de acabamento: fosco, acetinado e semi-brilho. Dica: a semi-brilho é bem brilhante e pode realçar relevos e imperfeições na parede.
2 – Tinta Epóxi
É a mais resistente. Ela é indicada para cobrir pisos e azulejos. Resiste à água, produtos de limpeza pesada e ao fator tempo. Boa para pintura em banheiro, cozinha e dá conta até de uma piscina.
Como nem tudo é perfeito, para que ela tenha essa durabilidade toda, o ideal é que seja aplicada por um profissional, pois a superfície a receber esta tinta deve ser levemente lixada e perfeitamente limpa e seca para que ela se fixe de maneira ideal e não descasque posteriormente (acontece muito isso quando se aplica sem os cuidados necessários em box, por exemplo). A maior parte delas dá acabamento fosco ou acetinado.
3 – Látex PVA
Solúvel em água, seca rápido e tem pouco cheiro. Seu uso é indicado para interiores, pois ela não é resistente ao clima externo e nem à umidade. Sua aplicação mais usual é em paredes e teto. Na manutenção, é preciso cuidado ao realizar a limpeza, pois o uso de esfregões ou produtos químicos pode retirar a tinta. A maior parte tem acabamento fosco por não conter resina em sua composição. Melhor escolha para pintura de paredes internas.
4 – Tinta Inodora
Como o nome já diz, é um tipo de tinta cujo odor desaparece rapidamente após aplicação, sendo a mais indicada para pintura de ambientes já habitados, reformas e cômodos onde ficam pessoas alérgicas. Tem secagem rápida. Acabamentos em fosco e acetinado.
5 – Esmalte sintético
Ela é indicada para superfícies em ferro e madeira, ou seja: é com ela que você vai pintar portas, portões e grades. Ela possui versão a base d’água e solvente. A base d’água ela seca rápido e a limpeza dos materiais usados é mais fácil (pincéis, rolinho..), além do cheiro não ser tão forte, como é no caso do esmalte sintético a base de solvente. O acabamento mais popular é o brilho, mas ela também pode ser encontrada em versão fosca, acetinada e até mesmo com brilho metálico.
6 – Tinta Anti-Mofo
Nós, moradores da Serra, sabemos muito bem que o mofo é o vilão que nos assombra. Por isso, tintas com anti-mofo são muito úteis para acabamento nas paredes. Essas tintas possuem propriedades antimicrobianas e fungicidas, impedindo que o mofo (que é um organismo vivo) se prolifere no local. Deve-se observar a indicação do fabricante de aplicação e reaplicação para garantir um bom resultado. A maior parte das marcas tem secagem rápida e acabamento fosco. Algumas com mais ou menos cheiro na aplicação. Vale pesquisar e se informar antes, mas as marcas conhecidas cumprem o que prometem.
Agora, munidos de informação, boa renovação na pintura de sua casa!
Um abraço e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar. Seu comentário passará por um moderador. Aguarde.