Esse recurso começou a ser usado nos anos 50 na arquitetura modernista. Foi amplamente utilizado em fachadas de prédios e, por ser um recurso que permite ventilação e iluminação, a gente já deduz o motivo de tantos arquitetos terem aderido a este recurso em imóveis no Brasil.
Imagem do Pinterest
Hoje em dia, os cobogós receberam uma releitura para nossos tempos e vem sendo mais utilizados em interiores, pois dividem ambientes sem que eles percam luminosidade ou ventilação. Além disso, os modelos variados, permitem que sejam muito mais do que uma divisória: passam a ser um belíssimo elemento na decoração.
Imagem do Pinterest
Existem cobogós de diversos materiais, como madeira, cimento, gesso, louça, cerâmica e metal. O acabamento utilizado vai depender do estilo da decoração do ambiente. Além do acabamento há o desenho do cobogó que pode ser desde o mais simples e reto, até o mais elaborado e desenhado se tornando quase uma escultura.
Imagem do Pinterest
Muito presente no Brasil, o cobogó veio para ficar e apesar de ser um vovô, se manteve atual e é super versátil, podendo ser utilizado em muitos ambientes como veremos a seguir.
Abaixo, podemos ver o exemplo de um cobogó em metal dividindo o espaço da escada. Ele cumpre uma função de segurança, como guarda corpo para quem utiliza a escada e ainda permite que a luz natural vinda da janela passe através dele, iluminando o ambiente principal.
Imagem do Pinterest
Aqui, o cobogó delimita o hall de entrada, sem isolar a sala que se apresenta após. Um charme insubstituível, pois qualquer divisória fechada que se colocasse neste ambiente, perderia totalmente a graça.
Imagem do Pinterest
É possível criar um verdadeiro oásis dentro de casa com esse recurso. Veja a seguir como combinou o cobogó nessa divisão de ambiente interno com o varandão coberto.
Imagem do Pinterest
Em apartamentos onde não há divisão para a cozinha, este recurso vem agregar uma demarcação, porém mantendo a visão dos dois ambientes. Uma parede comum deixaria o ambiente claustrofóbico. O estilo contemporâneo deste modelo ainda dá um toque decorativo e alegra o apartamento.
Imagem do Pinterest
Pode ser utilizado em banheiros para garantir a ventilação sem que se abra mão da privacidade que este cômodo necessita.
Imagem Pinterest
Em uma área de serviço que fica no quintal, o cobogó entra para esconder aquela baguncinha “necessária” na área de serviço, sem perder a ventilação que é indispensável nesse cômodo.
Imagem do Pinterest
Pode ser o elemento perfeito como divisória para um closet, uma vez que as roupas precisam de boa ventilação no armazenamento. Ótima opção para quem é daqui da região serrana do Rio de Janeiro e sofre com o excesso de umidade nos armários. Além de ser muito elegante…
Imagem do Pinterest
Espero que este texto tenha dado algumas ideias de como usar o cobogó, para que considere esse rico recurso na sua próxima reforma.
Abraço e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar. Seu comentário passará por um moderador. Aguarde.