10 Itens de decoração que estão saindo de moda

 Nós sabemos que em tudo que envolve design existem modas e tendências. E um dia essas modas vão caindo em desuso e acabam ficando datadas, como se fossem um retrato de um período que passou. Algumas voltam mais tarde repaginadas e outras acabam caindo no esquecimento mesmo.


Aqui, vou mostrar para vocês alguns tópicos que estão sendo substituídos por novidades no ramo da decoração e design de interiores. Caso você tenha algum desses em casa, não se preocupe em trocar não, ok? Essa coisa de moda não tem nada a ver com bom gosto ou com o seu estilo de vida. Essa matéria tem como finalidade expor soluções que em breve não serão mais procuradas e utilizadas e que podem acabar se tornando difíceis para manutenção, reposição e etc.


Por isso, caso esteja construindo, reformando ou decorando nesse momento, você pode optar por escolhas mais atualizadas que vão oferecer reposição, manutenção e reparo por um período maior.


Bom, vamos à listagem! São 10 ítens no total desta matéria.


1 - Puxador de perfil metálico


Os puxadores acoplados de perfil metálico foram uma verdadeira febre, principalmente nas cozinhas planejadas. Eram considerados práticos e em algumas configurações favoreciam a estética.


Hoje, estão sendo substituídos por puxadores de cava, que são esculpidos na própria frente dos móveis e também frentes sem puxadores com sistema de toque, possibilitando um visual mais limpo e de manutenção facilitada.


No campo das novidades também é possível encontrar puxadores de perfil com um acabamento combinando com a cor da frente dos armários, porém, eu indico optar pelo sistema de toque sem puxadores aparentes, pois os puxadores de perfil acabam sendo um foco para acúmulo de gordura.


Caso você possua esse tipo de puxador de perfil metálico e já enjoou deles e deseja trocar, uma forma mais econômica de fazer isso é consultar um marceneiro para substituir apenas as frentes dos armários por novas frentes. Em casos de móveis que estejam em boas condições é uma forma de renovar o visual, sem desperdício e com um orçamento mais enxuto.



Imagens do Pinterest


2 - Piso todo em Granito


O granito é uma pedra natural amplamente utilizada nos acabamentos em interiores. Eles possuem padrão de pintinhas que variam de acordo com o tipo de granito e entre os tipos, eles variam em padrões, já que são uma pedra extraída da natureza. Aqui no Brasil está pra nascer melhor solução para pias e bancadas, mas utilizar o granito para revestir todo o chão é algo que não vem mais sendo recomendado ou utilizado.


O piso de granito polido como revestimento em interiores sai para dar lugar ao revestimento em mármore. Outra pedra natural, porém essa com padronagem mais suave e em harmonia com as novas propostas de decoração mais minimalistas e clean.



Imagens do Pinterest


3 - Ladrilho Hidráulico


O ladrilho hidráulico tanto original como os que simulam sua aparência (papel de parede, adesivos) saem de cena mais uma vez do design de interiores. Ele foi muito utilizado dentro de casa no estilo industrial, por exemplo e hoje ainda podemos optar por ele em ambientes que sejam mais rústicos, como uma área gourmet externa, por exemplo.


Por ser um tipo de acabamento muito colorido e desenhado, ele tende a cansar o morador e por isso, é uma “moda” que vem e vai constantemente. Como substituto, o revestimento estilo “metrô” vem ganhando espaço.



Imagens do Pinterest


4 - Pastilhas


As pastilhas coloridas também ficaram durante muito tempo sendo as queridinhas para detalhes em cozinhas e banheiros. E mais uma vez elas saem de cena devido a essa tendência mais minimalista.


As pequenas pastilhas, dão lugar a revestimentos de tamanho grande, com pouquíssimo espaço de rejunte e com visual mais uniforme.



Imagens do Pinterest


5 - Móveis Robustos


A decoração grita por leveza. Até mesmo nos estilos mais rústicos de decoração, observamos leveza nos móveis e nas tonalidades de madeira utilizada.


Os móveis vem com linhas mais suaves, poucos detalhes. Aquele mobiliário pesado que ocupa muito espaço não é um bom aliado ao novo estilo de decoração.



Imagens do Pinterest


6 - Sofás com muitos detalhes


Os sofás também vêm sendo suavizados. Saímos dos sofás escuros com muitas linhas de costuras e debrum, para sofás mais delicados, com tecidos claros, naturais e minimalistas.


Os sofás retráteis de grandes proporções também já foram riscados da lista de tendências, dando lugar a sofás com pés em madeira, assento com profundidade menor e braços mais delicados.


É claro que se você é do tipo que precisa de um sofá para se esparramar, ainda dá pra comprar um sofá retrátil com um visual mais clean.



Imagens do Pinterest


7 - Gesso com texturas


Durante um bom tempo estava super em alta fazer uma parede com gesso trabalhado em texturas. Assim como qualquer referência decorativa com muita informação, as pessoas acabam enjoando desse detalhe e preferindo algo mais suavizado.


Em ambientes muito amplos, esse detalhe não chama tanta atenção, mas para quem tem um espaço reduzido esse detalhe pode se tornar demais com o tempo. Texturas naturais sempre são uma escolha mais acertada, pois padrões orgânicos são mais confortáveis para nossa observação.



Imagens do Pinterest


8 - Monocromático Radical


Lembra que tinha uma onda radical de um ambiente todo branco ou todo bege? Pois é. Não deu certo. A ausência de diversidade no ambiente o torna tedioso e mesmo quem optou por esse estilo já acabou cedendo às cores e texturas.


Ainda é altamente recomendado uma “base” de ambiente monocromática, mas somente para que se acrescente cor em outros objetos de forma mais livre. Para quem gosta mesmo de tudo combinando, uma boa maneira de acrescentar cor é através de vegetação e de tons de madeira para dar aconchego.



Imagens do Pinterest


9 - Recortes de gesso no teto e Led Colorido


Os recortes desenhados em teto de gesso para salas de uso comum e quartos, também vem saindo, bem como os leds coloridos nesses recortes. Com a mesma justificativa dos ítens anteriores, essas características se tornam cansativas pelo excesso de informação no ambiente.


Porém os leds coloridos continuam em alta para ambientes gamer, bem como os painéis em nanoleaf. O visual cheio de cores e informação é típico do estilo gamer e se mantém porque normalmente ele é inserido em apenas um ambiente onde se passam apenas algumas horas e onde o estímulo dessa iluminação é benvindo.





10 - Acabamentos e objetos Rosê Gold


Do mesmo jeito que veio, já se foi. O Rosê Gold em metais chegou como uma novidade linda, delicada e a gente só queria trocar tudo por esse metal tão fofo. Porém, rapidamente se observou a dificuldade de combinar o metal e de encontrar peças variadas nesse acabamento.


Agora os metais pretos vem tomando esse espaço deixado pelo Rosê Gold, mas eu deixo uma dica: prefira os acabamentos em metal prateado. São mais fáceis de achar, de combinar e sempre estarão disponíveis para substituição e reparo. 



Imagens do Pinterest


Bom, encerro aqui nossa lista de tendências que passaram e finalizo com uma dica. A decoração sempre vem em dois tipos de ondas: uma muito minimalista e outra com excesso de informação. Para não ficar refém, busque criar seus ambientes utilizando elementos naturais, padrões mais orgânicos e equilibrar bem essa luta do “excesso x minimalismo”. 


Esqueça as modas e busque a sua personalidade. Ambientes decorados de forma afetiva dificilmente vão te dar a sensação de estarem datados ou te passar o sentimento de que você enjoou.


E se na lista existem ítens considerados “fora de moda”, mas que você tem e ama ter em casa, não se preocupe com isso. O importante é que sua casa seja um local que reflita sua personalidade e te proporcione conforto, bem-estar e qualidade de vida!


Se precisar de ajuda para transmitir mais de você no seu projeto, pode me procurar no Instagram @fernandalopesinteriores


Espero que tenha gostado!
Um abraço e até a próxima!





Comentários