Daí você comprou uns quadros lindos, chegou com eles em casa e… Não sabe onde ou como pendurar. Para fazer uma composição bonita e agradável com esses quadros, você pode usar essas dicas que vão facilitar demais essa tarefa.
1 – Diversidade
Em uma composição com vários quadros, você pode usar quadros de mesmo tamanho com molduras diferentes, quadros de tamanhos diferentes com molduras parecidas. Outra opção são quadros com um tema que os conecta. Tudo depende do seu estilo e do efeito que deseja.
2 – Tamanho do quadro
Que tamanho de quadro usar? Bom, paredes pequenas pedem somente um quadro que tome uma parte considerável dessa parede. Vários quadros pequenos em uma parede pequena dão um visual carregado ou bagunçado. Já para paredes grandes você pode escolher o que fica melhor: uma obra de tamanho grande, ou uma bela composição com quadros menores.
3 – Verticalidade
Em casas com pé direito alto o ideal é aproveitar o espaço vertical e não deixar os quadros concentrados somente na altura dos olhos. Ao usar bem a verticalidade, você permite que o resultado seja mais harmonioso e esteticamente agradável.
4 – Planejar
Se você pretende realmente fazer uma composição, comece colocando seus quadros sobre um papel e recorte os papéis no tamanho de cada quadro. Cole os papéis com fita crepe na parede enquanto planeja. Isso te dá a chance de mudar e testar o posicionamento dos quadros na teoria, antes de furar a parede.
5 – Forma de expor
Hoje em dia há muitas maneiras diferentes de se pendurar suas obras em casa além do tradicional preguinho na parede. Prateleiras com profundidade curta vem sendo muito utilizadas, bem como suspensão por cabos, fita dupla face (boa opção para quem aluga), apoiados no chão, apoiados sobre móvel… Enfim, uma gama de alternativas que podem ou não precisar de furos.
6 – Posicionamento
Se o quadro for ficar por cima de um móvel é interessante que você alinhe o quadro (ou os quadros) com ele. Não necessariamente centralizando, pois a assimetria também é uma alternativa de decoração para quem deseja um ambiente mais despojado. Ao colocar quadros por cima de móveis, você deve observar uma altura de distância partindo do objeto de aproximadamente 25 centímetros. Se for por cima de um aparador, por exemplo, use o bom senso ao considerar os objetos que estão sobre o aparador.
7 – Simétrico ou bagunçadinho
Não existe um jeito certo. O que vai definir é o estilo do ambiente como um todo. Em ambientes com decoração mais tradicional, a simetria é muito bem vinda, enquanto em um cômodo com estilo mais despojado, o bagunçadinho vai dar um charme a mais.
Espero que com essas sugestões você consiga deixar seus quadros do jeitinho que sempre quis. Afinal, nossa casa é sempre nosso maior refúgio e merece nossa atenção e cuidados.
Um abraço e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar. Seu comentário passará por um moderador. Aguarde.