Imagem do Pinterest |
Antes de começar, vamos nos lembrar que nada nos obriga ao consumismo. As tendências não são um mandamento obrigatório e nem vão te fazer mais feliz. São apenas sugestões para quem gosta de acompanhar o que há de novo e para quem está construindo ou reformando encontrar novidade e inspiração.
As tendências de 2021 para interiores estão bem interessantes. O retrô continua em alta e os elementos naturais entram numa crescente, alinhados com a necessidade de pensarmos em uma vida em sintonia com a natureza e respeitando os recursos que ela nos oferece.
Madeira Clara
Os tons mais claros de madeira vêm com tudo em 2021, favorecendo decorações em estilo escandinavo, minimalista e boho chic. As tonalidades mais claras de madeira podem ser aplicadas em móveis, pisos e até mesmo na forração de paredes e teto. Painéis e divisórias de ambiente também podem ser feitas em tons mais claros de madeira. As cores são inspiradas em madeiras como: cedro, pinho, ipê, pinus e freijó, por exemplo.
Ao optar pelo uso de madeira, dê preferência à móveis de antiquário ou fabricados em MDF, pois este material apesar de sofrer preconceito, é resistente, durável e ecologicamente correto. Caso seja necessário o uso de madeira, pesquise sobre o fabricante para avaliar se ele possui selos de certificação como o selo Forest Stewardship Council (FSC).
Conforto
Como assim conforto é uma tendência? Hahaha! Sim! Não só é tendência como faz total sentido quando pensamos em interiores. Valorizar o conforto sem sacrificar o estilo é uma tendência que entende que uma habitação não é uma exposição de arte, mas sim um lar onde seres humanos levam suas vidas em família e precisam de conforto para que tenham uma qualidade de vida.
Devemos considerar conforto físico, ergonômico e visual, por exemplo. Para garantir que todos os espaços da casa sejam bem aproveitados e que o cotidiano fique mais leve para todos os moradores.
Paletas de cores ousadas
Lembra que falei em tendências retrô? Pois é. Após uma onda imensa de beges e brancos, abra sua mente para um toque de cor. Amarelos, tonalidades acqua, lilás, laranja…
Escolha sua cor favorita, um ponto de destaque e permita-se!
Ao montar uma paleta de cores é sempre bom combinar uma cor vibrante e sua oposta (ou análoga) com dois neutros, por exemplo. Caso precise de ajuda, posso oferecer consultoria on-line a preços super acessíveis.
Materiais naturais
Pedra, sisal, bambu, madeira. Tudo isso vem sendo cada vez mais utilizado nos designs. Vegetação em diversos pontos da casa somado a esses materiais asseguram um aumento na qualidade de vida de pessoas que vivem em áreas urbanas, pois o ser humano possui uma necessidade inerente de conexão com a natureza, uma vez que é parte dela.
Além desse aspecto, a variedade de texturas que esses materiais permitem, garantem uma decoração nada monótona e esteticamente agradável.
GrandMillenial
Esse é o estilo das “vovós millenial”, mas não pense em cafonice, pois as vovós deste século são super descoladas.
O aconchego e aquela pegada kraft fazem parte do estilo, mas são aplicados de forma elegante e contemporânea.
Vime, objetos retrô, artesanato. Tudo isso pode ser incorporado neste estilo que remete ao acolhimento que um lar deve oferecer. Nada de exageros, circulação priorizada e ambientes que parecem abraçar quem ali vive. O estilo também pode flertar com o vitoriano em casas norte americanas.
E aí, você curtiu essas tendências? Pretende se inspirar ou aplicar algo em sua casa?
Depois nos conte.
Se quiser acompanhar meu trabalho, meu perfil no Instagram é @fernandalopesinteriores
Um abraço e até mais!
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar. Seu comentário passará por um moderador. Aguarde.