À primeira vista, uma cozinha pequena pode parecer um problema, mas ela pode se tornar um ambiente prático e charmoso se você conseguir aproveitar ao máximo o espaço que possui. A seguir você verá que armários não são a única opção de armazenamento e que há muitas “zonas mortas” que podem ser úteis. Prepare-se para dobrar a capacidade de utilidade da sua pequena cozinha.
Dica 1 - Pendure coisas
Potes, tábuas de corte, panelas e outros utensílios podem ficar pendurados e ainda fazer um estilo bem Master Chef na sua cozinha. Sempre tem aquele espaço de parede não utilizado, onde você pode colocar acessórios organizadores. Os painéis Eucatex são ótimos para organizar e modificar sua organização sempre que precisar sem ficar furando sua parede. Painéis gradeados também funcionam de forma similar.
Dica 2 - Explorando “Zona Morta”
Se você ama curtir um vinho, mas não tem espaço na sua cozinha, comece a olhar laterais com espaços inutilizados. Como adegas não necessitam de muita largura, você pode aproveitar para criar um espaço bacana para seus vinhos e taças de forma organizada e bonita.
Dica 3 - Ilha com rodinhas
Se sua cozinha não te permite ter uma ilha fixa e grande, pense em investir em um desses carrinhos de cozinha com rodinhas. Não esqueça de medir tudo antes e prefira rodízios com freio para que você possa “travar” sua ilha quando quiser ela fixa.
Ela vai te servir como ponto de armazenamento extra e ainda será uma bancada extra para tarefas.
Dica 4 - Prateleiras magnéticas
Sua geladeira pode ser uma aliada. No lugar da coleção de ímãs, você pode usar uma prateleira magnética que te permite armazenar ítens úteis como papel toalha, temperos e diversas outras utilidades. Essa mesma ideia pode ser aplicada às laterais de armários.
Dica 5 - Organização
Ninguém merece abrir o armário e parecer um universo caótico lá dentro. Hahahaha! Brincadeiras à parte, a organização favorece e muito no bom aproveitamento dos espaços, possibilitando armazenar mais itens em espaços menores. Fora a praticidade que você vai ter no dia-a-dia.
Para isso, sugiro organizadores para armários. Existem de diversos tipos e para diversas finalidades. Os preços atendem a todas as classes e você vai ter a satisfação de abrir seu armário e ver uma cena assim:
Dica 6 - Estante de rodinhas
Mais uma opção para explorar espaços sem uso, mas dessa vez diretamente no chão. Aqueles cantinhos onde o armário não conseguiu preencher, podem ser perfeitos para essas estantes de rodinhas. Nelas, você pode armazenar o que precisar, de acordo com o local onde vai ficar. Temperos se estiver perto do fogão, plástico filme e papel alumínio, se estiver perto da pia, e etc. Como é uma peça móvel, você tem acesso fácil a tudo e quando não estiver usando, fica tudo guardado discretamente entre seus móveis.
Dica 7 - Móveis planejados
Sabemos que em espaços reduzidos, a melhor forma de explorar e aproveitar cada espacinho é com os móveis planejados. Pode não ser a solução mais barata, mas é um investimento duradouro que vai te oferecer muitas possibilidades de aproveitamento de espaço, bem como recursos dentro dos armários que vão facilitar seu dia-a-dia como porta temperos, cesto de lixo acoplado ao armário, entre outros.
Dadas essas dicas, espero que encontre meios de aplicar ao menos uma delas em sua cozinha.
Um abraço e até semana que vem!
Observação: Imagens do Pinterest
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar. Seu comentário passará por um moderador. Aguarde.