O Japandi é um estilo que funde a decoração japonesa minimalista com o escandinavo. Essa estética híbrida mescla o conforto e a funcionalidade do escandinavo com a elegância e simplicidade do estilo de decoração japonês. Ambos estilos prezam por minimalismo e aquela sensação de tranquilidade. Por isso, eles se complementam perfeitamente.
Imagem do Pinterest
Esse estilo é uma forte tendência que justamente por criar uma atmosfera tão suave e acolhedora, vai se manter por um bom tempo no nicho do design e decoração. O pai e a mãe do Japandi concordam em uma mesma meta: uma casa em equilíbrio.
A seguir, veja como aplicar o estilo na sua casa.
Cores
Imagem do Pinterest
Os tons terrosos são os mais utilizados. Com a base do ambiente predominantemente branca e tons amadeirados claros, os tons terrosos entram em diversos detalhes para trazer aconchego e aquecer. Aposte em tons de marrom, argila, creme e tijolo.
Natureza em casa
Imagem do Pinterest
O estilo pede que se decore a casa com folhagens e pequenas árvores - presentes tanto no estilo escandinavo quanto no estilo japonês. O ideal é que sejam apenas plantas de folhagens. Flores coloridas não são o que esta proposta de design busca, mas a casa é sua, portanto, se você gosta de flores não se prenda a isso só por um estilo.
Cimento queimado e concreto
Imagem do Pinterest
Remete ao wabi-sabi (perfeição na imperfeição), que também é um termo utilizado para “inacabado porém elegante”. Elementos nesses materiais dão uma impressão de despojado e também remetem àquele conceito de que o ambiente foi criado sem muito esforço.
Texturas
Imagem do Pinterest
O uso de texturas e acabamentos naturais é amplamente utilizado para compor um ambiente Japandi. Bambu, ráfia, palha, sisal e madeira - que falo logo a seguir.
Madeira
Imagem do Pinterest
Escolha móveis em madeira para criar seu espaço em estilo Japandi. Você tem a liberdade de mesclar tons claros e escuros de madeira, pois sendo uma fusão de estilo vemos a presença das madeiras claras no escandinavo e escuras no decor japonês. Por isso, no Japandi você não fica preso a apenas uma tonalidade. Tenha em mente que combinar não é simplesmente colocar tudo igual e sim mesclar elementos diferentes que se complementam e conversam entre si.
Assentos Baixos
Imagem do Pinterest
É normal ver assentos (sofás e poltronas) baixos em casas japonesas. Dizem que na cultura deles isso acontece porque eles preferem ter seus assentos o mais próximo possível da terra. Portanto, pense em poltronas, sofás, cadeiras, bancos e banquetas mais baixas. Nos dormitórios, opte por camas mais próximas do chão e pode-se dispensar a cabeceira.
E você já conhecia esse estilo? Caso ainda não, espero que tenha gostado de conhecer um pouco desse estilo tão harmonioso e sofisticado. Ele pode ser aplicado a qualquer ambiente e proporciona atmosferas que são, ao mesmo tempo, minimalistas e aconchegantes.
Um abraço e até mais!
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar. Seu comentário passará por um moderador. Aguarde.