O Inverno está chegando! Dicas para deixar sua casa mais quentinha

 Quem mora na serra sabe muito bem a importância de preparar sua casa para o inverno. Como vivemos em um país onde não temos um inverno super rigoroso, não contamos com as soluções de aquecimento que normalmente os países norte americanos têm, e por isso, precisamos de outras soluções para passar por essa estação com mais conforto.



Imagem do Pinterest


Além dos tradicionais aquecedores e banhos quentes, há outras técnicas e estratégias de aquecimento que são eco-friendly e que também são amigas do seu bolso. Afinal, ninguém quer uma conta de luz altíssima durante o inverno, né?


Vamos começar pelos quartos. As cabeceiras estofadas ajudam muito, mas caso sua cabeceira não for desse tipo e você não deseje mudá-la, você pode instalar um varão e sobrepor sua cabeceira com esse tipo de almofada para ter mais aconchego.



Imagem do Pinterest


Use mais camadas na roupa de cama, utilizando tecidos mais grossos. Cobertores com um dos lados feitos com pêlo de carneiro além de lindos, aquecem e são muito confortáveis. Peseiras de cama artesanais vão agregar em calor, estilo e possuem um forte apelo afetivo. 



Imagem do Pinterest



Imagem do Pinterest


A dica a seguir pode ser utilizada nos quartos e também pode ser aplicada em sua sala. Mude as capas de almofadas para tecidos mais quentes como: suede, veludo e algodão. Mudando apenas as capas, você troca elas novamente quando voltar a esquentar e fica com sua casa confortável independente da estação. 



Imagem do Pinterest


Utilize mantas. O uso de mantas decorativas vai dar um toque estético, mas também vai agregar conforto e calor. No mercado encontramos uma grande variedade de mantas em cores, materiais e estilos diversos e com certeza você encontrará modelos que farão a diferença na sua decoração e no seu dia-a-dia.



Imagem do Pinterest


As mantas artesanais são uma escolha que agrega aquele valor afetivo e aconchegante e também há entre elas inúmeras possibilidades de técnicas e estilos.



Imagem do Pinterest


Os pisos e paredes também são elementos importantíssimos para darmos atenção, pois são lugares que não retém calor. Resolva este problema com cortinas e tapetes.

Tapetes espessos e com acabamento macio são excelentes para agregar conforto e calor.



Imagem do Pinterest


Na sala, você pode utilizar um tapete grande, cobrindo a maior parte do ambiente. Já nos quartos, recomendo muito tapetes nas laterais da cama para que ao levantar, seus pés toquem uma superfície quentinha e macia. Além do calor e conforto, os tapetes dão um toque de estilo e possuem forte apelo decorativo.



Imagem do Pinterest


Para as cortinas, é possível agregar mais camadas e também utilizar tecidos mais grossos, que visam realmente “vedar” a temperatura externa conservando o calor dentro de sua casa. 



Imagem do Pinterest


Se o que você busca é um aquecedor, existem muitas opções de lareiras ecológicas fixas ou móveis para substituir aquecedores elétricos. Tenho um texto falando somente sobre lareiras (encontre pela busca), onde você pode ver todas as dicas que vão te ajudar a escolher o melhor tipo para sua necessidade.



Imagem do Pinterest


Tenho certeza que você já ouviu alguém dizer “frio é psicológico”. Bom, em partes, existem estímulos mentais que podem ajudar sim a trazer a sensação de calor. Além do uso de materiais mais quentes, você pode usar cores quentes para aumentar a sensação de calor.


Ao escolher os tecidos das almofadas e seus tapetes, dê preferência às cores quentes como: laranja, ocre, vermelho, tons terrosos… Evite o azul, lilás e os verdes claros: eles são tons que remetem a uma sensação mais “refrescante”. 



Imagem do Pinterest


Outros estímulos psicológicos que ajudam na sensação de calor são: objetos decorativos em madeira, quadros com pinturas que remetem ao calor (seja nas cores ou no tema).

O bom dessas dicas é que elas são sazonais. Você prepara sua casa para o inverno e quando esquentar novamente, você pode guardar os ítens de inverno e substituí-los por materiais e peças mais frescas para os meses quentes.


É preciso usar essas dicas na medida certa para não deixar sua casa com cara de caverna, hahaha. Usar todos esses elementos com exagero, vai criar um ambiente muito pesado. Por isso, escolha com delicadeza quais modificações vão conversar melhor com sua casa e se tiver dúvida, me procure para uma consultoria. Terei satisfação em ajudar!


Espero que tenha gostado das dicas! Se aplicar, me conta!
Um abraço e até a próxima!


Instagram: @fernandalopesinteriores






Comentários