Móveis Planejados ou Sob Medida - Entenda a Diferença

 Os móveis planejados e sob medida vem sendo os mais procurados e ganhando cada vez mais espaço no mercado. Isso se deve ao crescimento no número de empreendimentos imobiliários com espaço interno reduzido.

Para um melhor aproveitamento desses espaços, os móveis planejados ou sob medida, se tornam a única alternativa para que se obtenha mais praticidade e não se perca ainda mais espaço nesses ambientes.



Projeto autoral Fernanda Lopes


Móveis Planejados


Nesse caso, é um planejamento que utiliza módulos variados, que vem de fábrica em medidas padronizadas. Há muitas marcas no mercado e sua qualidade é praticamente a mesma. O que muda muito de uma marca para a outra é a fineza do acabamento, cores disponíveis e variedade de ferragens: quanto mais cara, mais variedade a marca oferece e mais fino é o acabamento.



Imagem do Pinterest


Nos móveis planejados, temos a vantagem do preço e possibilidade de parcelamento que as lojas credenciadas oferecem. Na desvantagem, está o fato de termos que trabalhar com as medidas padrão de cada fabricante. O que na maior parte das vezes faz com que alguns espaços que poderiam ser utilizados fiquem preenchidos com arremates para que as medidas padrão se encaixem.



Imagem do Pinterest


Móveis Sob Medida


Aqui, trabalhamos com um marceneiro, que utiliza o material em chapas que podem ser cortadas nas medidas que precisar. Dessa maneira, é possível aproveitar todo e qualquer cantinho do ambiente e dependendo da habilidade do marceneiro, escolher variados tipos de acabamento para as portas dos armários, como detalhes torneados ou treliças, por exemplo. 



Imagem do Pinterest


Existe ainda uma liberdade maior na utilização de ferragens, que o marceneiro consegue comprar especificamente para o seu projeto, pois não está preso à uma linha de produção.


A desvantagem nesse caso, normalmente é a forma de pagamento, pois os marceneiros não costumam oferecer a possibilidade de parcelamento em muitas vezes. Porém, isso vem mudando, com o acesso facilitado às maquininhas de cartão.



Imagem do Pinterest


Outro ponto a ser observado é que se deve buscar um marceneiro de confiança, pois as lojas oferecem contratos para lhe assegurar, enquanto com marceneiros o contrato é verbal. Por isso, busque sempre deixar muito claro o que está sendo adquirido no projeto e procure sempre referências do profissional que contratar. Desconfie de preços muito baixos e peça para que o marceneiro se comprometa com um período de garantia por escrito.



Imagem do Pinterest


Volto a ressaltar que a vantagem de se trabalhar com o Sob Medida é a personalização. Você pode escolher cada detalhe do móvel, tais como recortes, profundidade, desenhos e outros. O móvel irá se adequar perfeitamente ao seu espaço e atender a sua necessidade sem necessitar de adaptações e recortes desnecessários.


Semelhanças


Ambas opções possuem algumas semelhanças. O prazo de ambos fica entre 40 e 60 dias para que seja entregue. Normalmente a montagem já vem incluída no pacote, mas sempre é bom se informar antes de fechar negócio. No visual geral, muitas vezes é impossível distinguir um Planejado de um Sob Medida.



Imagem do Pinterest


Outra característica semelhante é que ao incluir portas em vidros e muitas soluções em ferragens - gavetas, cestos e mecanismos de ferragens - mais alto ficará o orçamento.


Em resumo, aqui venho expor as características de cada tipo de trabalho para que você possa estar mais esclarecido quando precisar projetar algum espaço em sua casa ou trabalho.


Espero que seja útil e você já sabe que se precisar de um projeto para levar tanto em lojistas, como em marceneiros, pode contar com meu serviço. 


Um abraço e até a próxima!


Instagram @fernandalopesinteriores


Comentários